E.E JON TEODORESCO

E.E JON TEODORESCO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A OUSADIA DA DÉCADA DE 50: O CONTEXTO HISTÓRICO


Vamos começar contando um pouquinho da história da nossa escola, buscando em algumas fontes como: relatos orais dos moradores, livros, fotos antigas, jornais, documentos e pesquisas científicas , realizadas por alunos de arquitetura e de artes plásticas.

A E.E Prof. Jon Teodoresco (que daqui em diante vou chamá-la de Jon) foi construída na década de 1950, década que foi marcada pelos planos desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek que acreditava que seria possível superar o atraso econômico e social do nosso país, é nesse período que se constrói Brasília e transfere-se a capital para o interior do Brasil.

No Estado de São Paulo, o Governador que na época era Carvalho Pinto traça planos de desenvolvimento regional com o objetivo de eliminar os diversos problemas em vários setores como saúde, planejamento urbano, educação entre outros. Na educação o problema maior era a falta de escolas, muitos alunos eram alojados em salas de emergência em construções de madeiras.

Com o objetivo de solucionar esse problema foi elaborado um plano para construção de novas escolas. O objetivo não era apenas construir escolas, a ideia era que os novos prédios rompessem com os padrões da época (já vimos que algumas pessoas eram ousadas nessa época) e com esses objetivos, muitas escolas foram construídas, projetadas por arquitetos importantes como Vilanova Artigas que foi o responsável pelo Jon. Foi nesse contexto que o “Ginásio de Itanhaém” ou melhor, o nosso querido Jon, foi construído em 1959, um “testamento da ousadia dos arquitetos paulistas da década de 50”.