E.E JON TEODORESCO

E.E JON TEODORESCO

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A VISÃO DE ESPAÇO ESCOLAR DE VILANOVA ARTIGAS


Como vimos anteriormente a escola foi projetada por um arquiteto famoso chamado Vilanova Artigas, já vimos também o contexto histórico, e agora vamos conversar um pouquinho sobre o espaço geográfico. Penso que só podemos entende algo de fato, se conseguimos entender onde e quando ocorreu, ou seja, a relação do espaço e tempo.

O projeto feito por Artigas  teve um significado especial pela sua forma moderna de ver o espaço escolar em relação ao conjunto de atividades que se desenvolve ao seu redor, assim a visão do arquiteto relacionada ao espaço escolar pode ser divida macro e micro escala; o espaço ao redor e o interno.

A escola foi construída em um amplo terreno, perto da estação ferroviária, o projeto inicial não incluía muros o que dava o caráter de uma grande praça, no seu sentido mais pleno da palavra, que é o lugar de relações sociais. Além disso, no acesso principal foi colocado o painel Anchieta de Francisco Brennand.

O espaço interno foi pensado para adaptações climáticas para aquecer no inverno e resfriar no verão, concentra sob uma única laje de cobertura as salas de aula, pátio de recreio e biblioteca, criando um espaço comum de convivência entre os ambientes valorizando o ensino, sua atividade principal.

Artigas pensou ao projetar o JON, em uma escola que pudesse interagir com a sociedade e que desse conforto a comunidade escolar, tendo como objetivo principal as relações de ensino/aprendizagem. Acreditava que o ensino poderia adquirir espaços dignos.

Queridos Jonis, não era fantástico a visão deste arquiteto? Em homenagem a ele vamos ilustrar uma escola que retrate a visão que ele tinha de espaço escolar. O desenho que melhor retratar será publicado aqui.

Bjus