E.E JON TEODORESCO

E.E JON TEODORESCO

terça-feira, 12 de junho de 2012

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

QUERIDOS JONIS!

QUALQUER DUVIDA ENTREM EM CONTATO.


TRABALHO ACADÊMICO:

Capa:
a)    nome da escola;
b)    autor;
c)    título;
d)    local/ano.

Folha de rosto:
a)    nome do autor;
b)    título (deve ser claro e preciso apresentar o conteúdo do trabalho e se houver subtítulo,deve evidenciar sua subordinação, através do sinal de dois pontos;
c)    natureza (trabalho para compensação de ausência);
d)    nome do professor orientador  e componente curricular; 
e)    local e ano.

Sumário: consiste na enumeração das principais divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma sequência em que aparecem.

 Introdução: deve constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e demais elementos necessários para situar o tema.

Desenvolvimento: parte principal, contém a exposição ordenada e  divide-se em seções e subseções. Varia em função da abordagem do tema e método.

Conclusão: parte final,  apresenta conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses.
   
Referências (obrigatório): conjunto padronizado de informações retiradas do material informacional consultado.

Formato: formato A4, fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas e notas de rodapé. Margem: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm.  Todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas. As citações longas, as notas, as referências e os resumos devem ser digitados em espaço simples. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaços simples.

Citação: a citação de até 03 linhas acompanha o corpo do texto e se destaca com duplas aspas. Exemplos: Barbour (1971, v.21, p. 35) descreve "o estudo da morfologia dos terrenos"
"Não se mova, faça de conta que está morta" (CLARAC; BONNIN, 1985, p. 72).  Para as citações com mais 03 linhas, deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, diminuindo a fonte e sem as aspas. Exemplo:

Devemos ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas máximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta pode ser orientada para uma "ética das últimas finalidades", ou para uma "ética da responsabilidade". Isso não é dizer que uma ética das últimas finalidades seja idêntica à irresponsabilidade, ou que a ética de responsabilidade seja idêntica ao oportunismo sem princípios (WEBER, 1982.p144).