E.E JON TEODORESCO

E.E JON TEODORESCO

quarta-feira, 24 de abril de 2013


Como me vejo como professor e como vejo meu aluno.

 

Segundo Jean Piaget, Professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender. Esta citação é bem apropriada para os dias  atuais em que falta a vontade de aprender, pelo alunado que tem frequentado os bancos escolares das escolas brasileiras nas últimas décadas,  assim como também a falta de compromisso por parte de alguns professores.  Evidentemente  que  há um percentual, pequeno, de alunos  que ainda demonstra vontade de crescer culturalmente, que ainda cumpre o papel de aprendiz  realizando suas tarefas e se dedicando aos seus estudos . Pode até ser uma visão pessimista e equivocada de minha parte, porém é o que tenho percebido pelas atitudes de descaso que  presenciamos no cenário educacional contemporâneo. A indisciplina também é um fator que tem comprometido, de forma negativa, o trabalho do professor.   Diante desse quadro, o professor tem de lançar mão  de vários recursos para envolver o aluno e consequentemente despertá-lo para a aprendizagem. Temos feito isso?  Sempre acho que o que estou fazendo é pouco demais diante do que devo fazer para envolver meu aluno para uma educação de qualidade e apaixonante para ambas as partes.  “Tell me and I forget, teach me and I remember, involve- me and I learn”.  Benjamim Franklin.  (tradução:  fale-me e eu esqueço, ensine-me e eu me lembro, envolva-me e eu aprendo). Está mais que comprovado que quando  envolvemos nosso aluno lhe proporcionamos uma aula de qualidade, aprendizagem é garantida.  Não me vejo como uma profissional descomprometida com a educação,  tenho compromisso com o que faço, não trabalho à base do faz de conta, evidentemente que não sou perfeita, devo melhorar  e muito,  procuro fazê-lo a cada dia. O apoio do grupo gestor ao professor é de suma importância também. O trabalho em equipe  interdisciplinar (somos uma equipe, não um grupo) é fundamental para alcançarmos nossos objetivos assim como um ambiente de camaradagem e colaboração entre os colegas de trabalho é imprescindível para o bom andamento do trabalho.    Devo agradecer pelo apoio que tenho recebido nesta escola do grupo gestor sem o qual o trabalho seria mais difícil e complicado.

 

Teacher  Josi.