E.E JON TEODORESCO

E.E JON TEODORESCO

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como vejo meu aluno? Como vejo a mim mesmo como professor?

           

Atualmente desenvolver o trabalho docente está cada vez mais difícil devido a diversos fatores. O interesse dos alunos, a falta de compromisso dos mesmos, as longas jornadas de trabalho dos professores, a falta de novos recursos para o desenvolvimento do trabalho. Diante disso, é um desafio realizar o trabalho em sala de aula.
A cada ano os alunos se afastam dos verdadeiros objetivos da escola, para eles, trata-se de um lugar onde frequentam por obrigação, e já que estão aqui, preocupam-se com o convívio social, em estabelecer relações, na disputa pelo seu espaço em se fortalecer diante de grupos que se formam ao longo do ano. Nesse contexto, o interesse pelas disciplinas diminui, a qualidade de ensino cai progressivamente. Para executar as tarefas, grande parte dos alunos deve ser cobrada o tempo todo, e os prazos de entrega das atividades devem ser sempre estendidos, porque não há compromisso com datas. O perfil dos alunos hoje é algo assustador, pois a escola gradativamente perde a característica de espaço acadêmico. Contudo, não se pode generalizar, há aqueles que buscam o conhecimento, que têm prazer em aprender e estão sempre questionando, construindo novos conhecimentos, mas é perceptível que o número de educandos com esse perfil diminui diariamente.
E como ficam os professores diante dessa nova realidade?
No século XXI o professor vem assumindo um papel que não é seu, o de transmissor de valores, aquele que educa, mas não no sentido de transmissão de saberes, e sim aquele que ensina o indivíduo a se comportar em sociedade. Papel esse que deveria ser dos pais.
Faz-se necessário rever a prática pedagógica o tempo todo, visto que, diante de novos conhecimentos, as avaliações nem sempre apresentam resultados satisfatórios. Mudar a metodologia de ensino também é um desafio, pois não encontramos, principalmente nas escolas públicas, novos recursos que atraiam os alunos, que aguce sua curiosidade. Aliado a esse fator, há a desvalorização do profissional, o educador acaba se submetendo a longas jornadas de trabalho e prejudica sua atuação em sala de aula.
Pode-se concluir que hoje o grande desafio da educação é a ação-reflexão-ação, pois existem de um lado alunos que não se interessam em construir o conhecimento, acham uma “chatice”, e de outro, profissionais que por mais que se esforcem, realizam atividades diferenciadas, participem de projetos, não conseguem obter grandes avanços e grandes resultados. Cada dia que passa, surge um abismo entre os professores e os alunos, e estes não conseguem encontrar um caminho comum.


Prof. Cíntia Rodrigues dos Santos


Atividade desenvolvida em ATPC, nesta data.